terça-feira, 1 de abril de 2014

Proposta de Intervenção: 1. Morte e Vida Severina: Explosão da Vida, ainda que pequenina

Nesta última atividade, foi solicitada a realização de uma proposta de intervenção na qual houvesse a possibilidade de trazer para o nosso ambiente de trabalho parte do que estamos aprendendo no curso.
Partindo já de algumas experiências que tenho tido como professora de Português, e percebendo que a Literatura une as almas, escolhi como tema de intervenção, a leitura de um dos clássicos do Modernismo Brasileiro: "Morte e Vida Severina", do mestre João Cabral de Melo Neto.
O livro dispensa apresentações, mas nunca é demais dizer que é uma das maiores (e aqui sou suspeita e passional) senão a maior obra nacional! O artífice da Palavra se consagrou com essa peça em versos! Embora pareça um livro só de "nãos", Morte e Vida Severina termina com a explosão da vida, contrariando todas as adversidades que encontra! É por causa dessa característica encantadora que escolhi tal livro. A readaptação da peça em um tema com deficiência entra no conjunto de critérios para a proposta.
O tema seguirá uma linha pouco ortodoxa, uma vez que colocará em pauta a criança com deficiência.
Quando se lê o texto "Fundamentos históricos e conceituais da Educação Especial e inclusiva:
reflexões para o cotidiano escolar no contexto da diversidade", percebe-se que há, sim, uma história já um tanto vencida no que diz respeito à educação inclusiva. Contudo,  é importante ressaltar que, além da segregação, houve, bem antes disso, o extermínio das pessoas com deficiência, e o Cristianismo, ao chegar, conferiu às pessoas a sabedoria de tratar com dignidade os que antes eram tidos como lixo.
Partindo disso, é comum hoje observar leis que permitem que crianças com alguma deficiência previamente detectada sejam abortadas. Isso é inclusão? Só se for inclusão em estatísticas de mortes de não nascidos!
Bem, a linha que a reescrita pretende adotar é que a vida, a "Explosão da Vida, ainda que pequenina" é um direito natural, "é a parte que te cabe neste latifúndio" e precisa ser defendida. Nesse aspecto, pretende abordar os temas da inclusão e da defesa da vida, uma vez que se defendemos sua inserção na escola, é porque acreditamos que eles tenham valor tanto quanto nós!

Logo abaixo seguem alguns links que julguei interessantes, entre eles, o diálogo de "Severino Retirante" e "Seu José Mestre Carpina", considerado por mim, um dos diálogos mais transcendentais que já li e que inspirou o presente projeto.

Diálogo entre Severino Retirante e Seu José Mestre Carpina




Filme Completo Morte e Vida Severina


Animação excelente sobre o filme.



Proposta de Intervenção




1.           Morte e Vida Severina: Explosão da Vida, ainda que pequenina

2.            O objetivo da proposta.

o        Fazer com que os alunos tenham contato com os clássicos da literatura
o        Sensibilizar os alunos (solidariedade)
o        Aumentar a interação entre os alunos

3.            Quem serão os participantes.

ü  Unidade Escolar São Paulo da Cruz
ü  Alunos do Segundo ano do Ensino Médio.
ü  Professora Andréia Medrado
ü  Pais dos alunos e a comunidade escolar

4.            O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.

ü  Primeiro: Ler com a turma o livro “Morte e Vida Severina” (Leitura em Sala de aula).
ü  Segundo: Após a leitura, pausada e dramatizada (professora), discutir com os alunos o tema do livro bem como fazer uma analogia com os dias atuais.
ü  Terceiro: Dentre os alunos, escolher “contadores” da história lida e solicitar que leiam para os colegas.
ü  Quarto: Reescrita da peça adaptada para a realidade da inclusão no Brasil. Junto com a professora, os alunos reescreverão a peça, adaptando-a para uma determinada realidade na qual a deficiência é o motivo da queixa de Severino.
ü  Quinto: Apresentação da peça – dramatizada pelos próprios alunos.
ü  Materiais necessários:
“Morte e Vida Severina” – 38 exemplares
Papel Cartão / Cores sortidas – 50 unidades
Cartolina Diversas Cores – 30 unidades
Cola quente – 20 unidades
TNT Marrom – 6 metros
TNT Azul Mar – 10 metros
TNT Preto – 10 metros
TNT Branco – 3 metros
ü  Duração da atividade: Previsão de 10 aulas.
ü  A Avaliação será feita de maneira contínua, levando em consideração o desempenho dos alunos em cada etapa do projeto.  

5.            Quais resultados esperados.

ü  Participação dos alunos na realidade: há alunos que têm deficiência e são tratados como inexistes, tais como o Severino, que, de uma forma ou de outra, sabia que iria morrer. Exterminar (ou pelo menos tentar) a visão de que há só um caminho para a inclusão.
ü  Aumentar a presença dos pais na Escola a partir da apresentação da peça.

ü  Oferecer esperança aos alunos, que, a exemplo de Seu José, Mestre Carpina, queiram, a qualquer custo, “a vida de cada dia, cada dia compra-la”.  


Pax et bonum
Andréia Medrado

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